quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Beber moderadamente faz bem a saúde



Agora você tem um bom motivo para aproveitar os prazeres dos vinhos, das cervejas, ou seja, das suas bebidas favoritas em geral – envelhecer com mais saúde.
Pelo menos é isso que indica um estudo publicado recentemente na revista científica PLos Medicine. Mesmo a notícia sendo ótima para aquelas que apreciam um drinque de vez em quando, é preciso prestar atenção à recomendação: o segredo para desfrutar dos benefícios das bebidas é a moderação.
De acordo com os pesquisadores, as mulheres que bebiam com moderação – aproximadamente 500 mL de cerveja, uma taça de vinho ou uma dose de algum destilado diariamente – aumentavam suas chances de chegar aos 70 anos com mais saúde do que aquelas que consumiam álcool exageradamente ou não bebiam nunca.
O estudo, que sondou os hábitos de 14 mil voluntárias, também concluiu que os benefícios são maiores quando a ingestão de bebidas é feita em menores quantidades. Os resultados indicam que é melhor beber um pouquinho diariamente do que consumir grandes quantidades de álcool somente aos fins de semana, por exemplo.
Ao comparar as voluntárias nas faixas dos 50 anos que bebiam entre uma e duas doses de álcool diariamente com as mulheres totalmente abstêmias, aquelas que bebiam regularmente tinham 28% mais chances de alcançar o envelhecimento saudável – livre de doenças como o câncer, a diabetes ou problemas cardíacos, a partir dos 70 anos.
Mesmo controlando alguns fatores que poderiam afetar os resultados, como o fumo, os pesquisadores não sabem afirmam se o grande responsável pelo bom envelhecimento é o álcool ou se são outros hábitos que tornam a vida dessas mulheres ainda mais saudável.

Nenhum comentário: